Artigo

Matéria

Jornal da Tarde

PAULISTANO ESTÁ PRODUZINDO MENOS LIXO

O paulistano está produzindo menos lixo, em especial desde março deste ano. A constatação faz parte de um levantamento do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) da capital sobre a quantidade de resíduos sólidos domiciliares recolhidos pelas empresas de limpeza pública. A previsão do Limpurb para 2003 era ter uma média mensal de 309.648 toneladas, ou 12,2 mil toneladas por dia. Em junho, no entanto, esse número foi de 237.329 toneladas, ou 9,4 mil toneladas por dia.

Em junho de 2002, foram coletadas 267.760 toneladas, ou 12,4% mais que este mês. Durante os meses de março, abril e maio deste ano, também foram produzidos, respectivamente, 14%, 17% e 11,4% a menos que em 2002. Segundo Marco Fialho, chefe de gabinete da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), a taxa do lixo, que começou a ser cobrada este ano, pode ser um dos fatores dessa queda, junto com a diminuição do poder de consumo - que já influencia a produção de lixo desde 98, segundo pesquisas do Limpurb - e o aumento da procura por serviços de reciclagem públicos e particulares.

Técnicos do Limpurb apontam ainda que a fiscalização dos grandes geradores de lixo - que devem providenciar destinação própria aos detritos que produzem - também contribuiu com a diminuição, que segundo estimativas pode gerar uma economia de R$ 1,44 milhão mensais - e R$ 17,28 milhões anuais - à Prefeitura; as empresas de limpeza são remuneradas por tonelada coletada. Em média, o paulistano produz um quilo de lixo por dia. Mas, em algumas áreas da cidade, esse índice pode passar dos 2 kg. E, nas regiões mais carentes, chega perto de meio quilo.

Novas áreas de aterro são definidas

A Prefeitura definiu as áreas dos dois novos aterros sanitários. Cada uma está em um dos lotes da concessão por 20 anos do serviço de coleta, tratamento e destinação dos resíduos domésticos e de saúde. No lote noroeste, o local fica no distrito Anhangüera, enquanto no sudeste está perto do Aterro São João, no Sítio Floresta. A construção dos aterros é uma das exigências do edital da concessão, que deve ser publicado no dia 23. A Secretaria de Serviços e Obras colocará na internet uma minuta do contrato.

Jornal da Tarde

<< voltar

[ home | empresa | projetos | treinamento | comunicação | pedidos ]
EcoSigma®
EcoSigma – Soluções Integradas em Gestão de Meio Ambiente Ltda.