Artigo

Matéria

, Material SAAE Itu - SP

Projetos Buscam Recuperar Matas Ciliare

imprimir | fechar janela
Itu.com.br
http://www.itu.com.br

Geral

Sexta-feira, 5 de agosto de 2005

Projetos buscam recuperação de mata ciliar e aproveitamento do lixo orgânico


Divulgação / AI Prefeitura
A comitiva técnica esteve no viveiro de mudas municipal

O SAAE, junto com a prefeitura de Itu, tem buscado efetivar projetos para a recuperação de áreas de mananciais, inclusive com a revigoração da mata ciliar. Além disso, iniciou estudos para a utilização do lixo orgânico como matéria prima de produtos finais, como, por exemplo, o adubo.


Na manhã desta quinta-feira, dia 04 de agosto, a Dra. Dionete Santin (NEPAM/UNICAMP) e o engenheiro Agrônomo, especialista na questão de utilização do lixo orgânico, Fernando Figueiredo (EcoSigma - Soluções Integradas em Gestão de Meio Ambiente), estiveram em Itu, acompanhados pelo Diretor presidente do SAAE, Maurício Dantas, e dos integrantes do Departamento do Meio Ambiente do SAAE, Luis Carlos Mazini e Valéria Rusticci, onde conheceram em detalhes as questões relacionadas a mananciais, reflorestamento, viveiros municipais, recuperação de mata ciliar, e projetos já desenvolvidos como a Coleta Seletiva e reciclagem de resíduos domésticos.


O Diretor Presidente do SAAE, Maurício Dantas, mantêm parcerias com o NEPAM (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais) da UNICAMP, com a intenção de elaborar projeto para a recuperação da mata ciliar, principalmente nas áreas de manancial, tendo realizado reuniões com a pesquisadora Dra. Dionete Santin, em Campinas e também em Itu.


Através desta parceria já foram acertados estudos e possível elaboração de projetos para a implantação do programa de utilização do lixo orgânico coletado na cidade, como matéria prima para determinados produtos, como o adubo orgânico. Esse adubo, resultado do processamento do lixo orgânico coletado, seria utilizado pela própria prefeitura, em canteiros, bosques, parques, viveiros de muda (barateando o custo). Além disso, seria vendido aos agricultores da cidade, como fonte de renda que poderia ser revertida, por exemplo, para custear o próprio projeto ou na questão de reflorestamento.


Após as explanações técnicas, a comitiva seguiu em visita a campo, iniciando pelo viveiro de mudas municipal localizado no Bairro Santa Tereza. Neste local, o SAAE estará implantando também a criação e fornecimento de mudas ornamentais e medicinais, onde a população poderá conhecer o local e levar as mudas para casa. “É uma forma de participação direta da população, e desta maneira todos poderão conhecer os programas desenvolvidos, como recuperação da mata ciliar, e projetos futuros como a utilização do lixo orgânico”, disse Maurício Dantas.






Copyright 2007 Itu.com.br. Todos os direitos reservados.

<< voltar

[ home | empresa | projetos | treinamento | comunicação | pedidos ]
EcoSigma®
EcoSigma – Soluções Integradas em Gestão de Meio Ambiente Ltda.